Visubip

Visubip



Já se perguntou como que um deficiente visual faz para se locomover na cidade? Imagina a dificuldade que é pegar ônibus, saber em qual ponto de ônibus descer, ou até mesmo adivinhar que já chegou ao destino final, como hospital ou prédio público.

Foi realizada pesquisa de campo na ABDV – Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, quanto a necessidades e dificuldades do deficiente visual. Fomos informados que é sempre um grande desafio se locomover nas cidades, principalmente quando se fale em transporte público e chegada ao destino final.



Essas dificuldades são enfrentadas diariamente por deficientes visuais, atividades rotineiras na vida de quem enxerga, porém, o VisuBip muda a forma com que os deficientes visuais se locomovem nas cidades. Somos um aplicativo para celular voltado para pessoas com baixa visão ou ausência dela, que utiliza georreferenciamento através da API do Google Maps, assim conseguimos mapear pontos de ônibus, prédios públicos e endereços, o aplicativo será lido pelo leitor do próprio sistema operacional do celular, informando ao usuário qual o próximo ponto de ônibus, ou se já está próximo de seu destino final.

O objetivo do VisuBip é dar autonomia ao deficiente visual, fazendo com que ele consiga utilizar transporte público como qualquer outro cidadão, incluindo socialmente essas pessoas.



O VisuBip não possui custo ao deficiente visual, sendo disponível nas principais cidades do país e do mundo, pois utilizamos o tagueamento do Google Maps. Na modalidade indoor, utilizamos Beacons (são Bluetooths de longa duração de energia para detectar a proximidade de outros dispositivos e transmitirem uma identificação) para posicionar e dar referencia ao usuário, como por exemplo em um shopping, o deficiente visual saberia que está em uma loja específica ou também, em aeroportos identificando o portão de embarque. Essa modalidade indoor é monetizada por meio de contratos. Uma das vantagens do app, é que o consumo de dados é baixo, e basta utilizar o aplicativo em qualquer smartphone IOS ou Android que já conta com acessibilidade implementada em seus sistemas.






Outra funcionalidade do VisuBip Indoor é a utilização em exposições e museus, fazendo com que deficientes visuais possam apreciar as obras, ouvindo o que o artista teria a dizer sobre ela, modalidade que também é monetizada, sendo o local responsável pelo custo e não o usuário.



Falamos todas as línguas. Através dos idiomas instalados no smartphone, toda a linguagem e textos são traduzidas para o idioma nativo do usuário.



O Visubip é um aplicativo que traz autonomia ao deficiente visual, quanto a mobilidade urbana e mobilidade em ambientes fechados, além de trazer inclusão social e melhorar a vida de pessoas que precisam.





Screenshots


Crédito
Márcio Rosa
Bruno Oliveira
Pedro Igor Amarante