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iFood @Fakedoor

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10/03/2022

Imagine agora essa situação: você está navegando em um app e quando clica em um determinado botão a seguinte mensagem é exibida: “Desculpe! Essa funcionalidade não está disponível para você”. Esse é um exemplo real e super comum de teste de fake door.

A estratégia é muito utilizada para testar um funcionalidade e medir o interesse do público sem que haja um desenvolvimento total do recurso. Os dados coletados trazem insights importantes para a modelagem do negócio e produto.

Uma das nossas metas seria ofertar aos nossos usuários uma opção de conta digital dentro do aplicativo iFood Benefícios, porém durante um périodo encontramos algumas dificuldades nas quais fizeram com que esse desejo fosse postergado. Com intuito de fazer com que esse desejo não fosse esquecido resolvemos criar uma fake door para sentir o engajamento dos nossos usuários com relação a ter uma conta digital, e com isso nasceu a fake door.

Foi inserido um botão logo na inicial do aplicativo, onde direcionava para a Conta Digital. Ao clicar ele era informado que naquele momento a funcionalidade ainda não estava disponivel porém mostrava todos os benefícios do produto e também convidava para participar de uma lista onde ao ser disponibilizado a funcionalidade a pessoa seria umas das primeiras a fazer parte.

Como parametros de resultados, prevemos diferentes frentes. Primeiro, quantas pessoas teriam interesse em clicar no botão da Conta Digital, dessa forma mediremos se as pessoas teriam interesse em uma conta digital no iFood Benefícios. Segundo, quantas pessoas depois de clicar teriam desistido da lista, dessa forma avaliamos a proposta de valor da funcionalidade. E por último quantas pessoas continuaram com o interesse e inseriram a vontade de fazer parte da lista.

“Easter egg” é literalmente “ovo de Páscoa”, em inglês. Em tecnologia, o termo identifica um objeto de mídia, uma mensagem, um programa, um vídeo, um jogo e etc. dentro de outro. O nome é uma referência à tradição da caça aos ovos, comum em alguns países, em que são escondidos para que as crianças os procurem no domingo de Páscoa. Da mesma forma, o autor de um easter egg pode ou não dar dicas que levem à surpresa.Com o objetivo de ser tornar viral e alcançar as metas traçadas com a fakedoor, aplicamos um easter egg onde o usuário ao acessar o aplicativo do iFood Benefício e balançar o celular, várias moedas caiam dando ilusão a conta digital.


Os detalhes dos resultados e números são confideciais, porém não posso deixar de comentar que com todas as estrategias da fakedoor e o easter egg, batemos todas as metas traçadas que inicialmente estavam definidas no prazo de 5 dias em poucas horas.

Além de todos envolvidos, quero deixar um agradecimento especial ao Product Designer Thiago Honda que foi meu parceiro nesse projeto.

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