AI-E Ibama

Aplicativo

Sobre o projeto

O aplicativo do IBAMA AI-e Fiscalização, é um produto que tem como objetivo facilitar o fluxo de procedimentos de fiscalização ambiental, bem como a coleta, o armazenamento e a transmissão de dados ao Sistema Integrado de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização - SICAFI, e a impressão dos documentos fiscalizatório dos dados coletados.

Como funcionava
Como funcionava

Como funcionava e os problemas

As atuações eram realizadas através de um PDA ( Personal Digital Assistant ) e um software instalado para coleta, o armazenamento e a transmissão de dados durante as ações de fiscalização.

Problemas;
Realização de cursos para aprender a manusear o aparelho, falta de atualização do software, ausência de acessibilidade e principal problema, lentidão e travas constantes no preenchimento do auto de infração, prejudicando a fiscalização e comprimento da fiscalização.

Marvel
Marvel

Desafio

Disponibilizar aos fiscais do IBAMA uma ferramenta 100% mobile, robusta e ágil, para auxiliá-los a executar seu trabalho de fiscalização em campo com toda segurança processual e jurídica.

Tendo como premissa;
Preenchimento mais rápido, gerando os autos de infração com praticidade e agilidade.
Auto de Infração OFFLINE, executando os enquadramentos atrelados a base legal.
e Legislação embarcada, realizando todas as atividades com ou sem conectividade.

Sketches
Sketches

Sketches

Essa foi a primeira etapa do processo, a criação dos sketches me ajudou a visualizar de uma forma mais clara as primeiras ideias e solução para o aplicativo.

Persona
Persona

Persona

Personas são personagens fictícios criados para representar o público-alvo de um produto.É uma forma de criar empatia do time com o usuário final. Dessa forma, durante o processo de design da solução, o problema é visto sob a ótica dos consumidores.

Com os potenciais usuários traçados, utilizei o método Proto Personas para deixar claro quem é o público alvo (grupo de pessoas que utilizará a solução com maior frequência e que pode ter sua vida mais impactada).

Onboarding
Onboarding
Home
Home
Auto de Infração
Auto de Infração
Dados básicos
Dados básicos
Cadastro de espécies
Cadastro de espécies
Cadastro de Polígonos
Cadastro de Polígonos

Legislação embarcada

Através da legislação embarcada é possível realiza a pesquisa através de um verbo, como por exemplo Destruir e assim apresentar todos os artigos que tratam referente ao verbo. Dessa forma todos o processo de autuação e principalmente de enquadramento da multa, fica mais ágil e rápido, não necessitando mais de materiais impressos para consultas.

popup image

Guia de estilo

A linha visual do aplicativo, foi desenvolvida em sintonia com a Identidade Visual do IBAMA, bem como a estrutura visual adotada no sistema de Auto de Infração Eletrônico (AI-e), com objetivo da construção de uma identidade visual única e consistente. Para isso, foi resgatado referências de cores e elementos do brasão da área de fiscalização ambiental do órgão IBAMA. O verde foi utilizado como cor primária, nos botões de ação subsequente e principal aos preenchimentos foi adotado a cor laranja, já as variações do verde como status de preenchimento e o cinza em fontes e fundo do aplicativo.

popup image

Créditos
MBA Mobi

UX/UI
Márcio Rosa e Thiago Honda