Applaude

Aplicativo

Sobre o projeto

No Brasil existe uma paixão nacional pelo futebol, e esse foi o motor chave para a idealização do Aplicativo APPLAUDE. O core do aplicativo é inovar e aproximar ainda mais a relação dos torcedores com os seus times do coração, possibilitando assim algo que até hoje não foi apresentado por nenhuma plataforma voltada para torcedores, a doação monetária direta aos times, com um fluxo simplificado e sem burocracia. Com tudo a aplaude nasce com o objetivo de ir além e de fato ser uma mecanismo diferenciado para que os torcedores consigam curtir ainda mais sua paixão pelo seu time de coração e pelo futebol, assim o aplicativo trás funcionalidade como interações sociais entre torcedores e time, função que permite o usuário aparecer em transmissões dos jogos do seu time, bem como o acompanhamento deu tudo relacionado ao seu time de forma bem mais próxima. Logo, não poderia faltar o acompanhamento dos principais campeonatos nacionais e internacionais, tudo muito intuitivo e do jeito que o torcedor gosta. Interessante, certo? E olha que ainda tem mais, o APPLAUDE ainda conta com mais uma funcionalidade importante, o Palpite – Um processo de gamificação onde o usuário tem a possibilidade de dar palpites sobre o resultado das principais rodadas dos campeonatos ao redor do mundo, e o melhor, possibilitando assim um processo de premiação* (De acordo com a legislação de cada país) para as rodas de palpites realizadas pelos campeonatos ao redor do mundo \o/. Senhoras e Senhores, apresentamos o queridinho dos torcedores apaixonados, APPLAUDE!

Flow
Flow

Desafio

O maior desafio era realmente entender o modo de pensar do torcedor e como ele de fato engajava com o seu time de coração, foi um processo interessante e grandioso, o trabalho de UX (User eXperience – Experiência do Usuário) foi fundamental. Entender a mente humana é sempre importante no processo de desenvolvimento de qualquer produto, e no APPLAUDE foi poder ir além e realmente entregar algo que o perfil de usuário gosta e interage. Entendeu-se que lidar com a paixão por algo requer um esforço ainda maior, uma maior simplificação nos fluxos e detalhamento nas funcionalidades. Era de fato entregar algo que correspondesse a um amor tão grande por algo.

Sketches
Sketches

Sketches

O chute inicial do APPLAUDE começou com os “rabiscos” iniciais na folha de papel com caneta, foi onde tudo começou e essa etapa simplesmente deu a força tática que o projeto precisava. Muita das riquezas dos detalhes e interação com usuário foram geradas aqui e validadas e refinadas aqui, possibilitando e gerando a estrutura organizacional de todo o projeto. O exercício de fazer algo manual / analógico nos faz repensar e nos dedicar mais na construção do produto, nos faz ter um visão holística do processo, nesse caso o APPLAUDE requeria pensar fora da caixa, e essa etapa foi primordial para essa mudança de chave..

Persona
Persona

Persona

Se recorda que lá em cima relatamos a importância do processo de UX, pois bem uma das etapas desse processo foi a estruturação da persona (caracterização dos perfis potenciais para o uso do APPLAUDE), parece meio obvio o perfil da persona para o aplicativo, certo? Por incrível que parece, não! Foi interessante perceber nos levantamentos que existem perfis de torcedores, mesmo todos com a mesma paixão, e como consequente a forma com que eles interagem e engajam com produtos como o APPLAUDE. Assim com um estudo dedicado e busca por detalhes que refletissem o usuário com perfil APPLAUDE, nasce o grandioso “Marcelo Silva”.

Estratégia

A estratégia adotada para a construção do produto foi encurtar e aproximar o caminho entre o torcedor e o seu time do coração. E como isso foi feito? Criando uma forma simplificada de doação, o que até hoje não existia no mercado, dentro das pesquisas foi notado que o ato de doar gera sensação de pertencimento ao torcedor, é um pedaço dele, é o investimento em um amor incondicional, é simplesmente a materialização de um sentimento. Assim, foi adotado a lógica do one step checkout, menos é mais, passos reduzidos para o processo de realização de pagamento. O que possibilita o torcedor de maneira fácil, realizar doações em momentos oportunos, e quem sabe até mesmo durante um jogo decisivo do seu time do coração. Simplificar e aproximar essa foi a tática perfeita para jogar esse jogo tão importante.

Onboarding
Onboarding
Time do coração
Time do coração
Perfil
Perfil
Aplaudir
Aplaudir
Palpite
Palpite

Time do coração

Torcer é ir além de simplesmente comemorar um gol, torcer é ter um time do coração, e quer refletir o que esse amor nos representa, é literalmente vestir a camisa. Pensando nisso o APPLAUDE deixa seu app com a cara do seu time. Ter um time do coração é pode representar essa paixão, e o APPLAUDE permite isso aos seus usuários, aqui você realmente veste a camisa e se sente em casa.

popup image

Metas do time

No applaude, também disponibilizamos uma área para Crowdfunding, onde a principal missão é ajudar seu time de coração. A partir das metas criadas, os torcedores podem contribuir e ajudar seu time com os objetivos criados

popup image

Style Guides

Dentro das pesquisas realizadas para o desenvolvimento do APPLAUDE, foi notória a importância do campo visual no universo do futebol, a importância das cores, iconografia e das imagens para os torcedores e times, tudo isso resulta na resposta emocional imediata, o que gera um poder de engajamento ímpar, uma imagem vale mais do que mil palavras. E no futebol esse reforço é ainda maior. Assim, A paleta de cores, a tipografia bem como os ícones forem escaladas a dedo, estrutura que ao mesmo tempo é neutra a ponto de não interferir na briga dos times do coração dos torcedores, mas amplo o suficiente para conseguir representar bem o universo do futebol. Tudo isso levando em consideração o poder altamente escalável de novas funcionalidades que esse universo permite, componentes que ao mesmo tempo são tão concisos, permitem que novos fluxos e funcionalidades sejam adaptadas. O que seriam de um time sem um uniforme que os representassem tão bem. O APPLAUDE é representado não só por um uniforme visual, mas um manto sagrado que o consagra.

popup image

Créditos
MBA Mobi

UX/UI
Márcio Rosa e Thiago Honda